O apelo minimalista das embalagens Ecolean

A Ecolean é uma empresa sueca fabricante de embalagens com forte presença no mercado asiático. Seu sucesso pode ser creditado à popularidade de suas embalagens pouches e ao crescimento da demanda por este tipo de embalagens no segmento alimentício, especificamente em mercados emergentes. A embalagem Ecolean é leve e reciclável, tornando-a uma alternativa sustentável para fabricantes de líquidos como leite, sucos e iogurtes.


De acordo com estudo elaborado pela Smithers Pira, o segmento de embalagens flexíveis crescerá até 2018, 3,5%, oferecendo boas oportunidades a convertedores. A região da Ásia lidera o ranking do mercado de embalagens flexíveis, detendo 38% do segmento. A redução do peso das embalagens Ecolean é fruto da adição de 40% de carbonato de cálcio (chalk) à mistura com resinas convencionais de PP e PE no processo de produção do filme. O uso do carbonato de cálcio proporciona ao filme rigidez e brancura ao mesmo tempo em que reduz o seu peso. 

Uma embalagem Ecolean de 1 litro de leite pesa 14 gramas, bem menos do que uma embalagem de cartão, popularmente encontrada nos supermercados. A Ecolean alega que sua embalagem pesa em média 50 a 60% menos dos que as alternativas convencionais. A combinação entre carbonato de carbonato de cálcio e polímeros não é nova e pode, por exemplo, ser encontrada em cabos de isolamento, mas sua utilização em embalagens é única. Utilizando uma quantidade mínima de materiais virgens, a Ecolean criou uma embalagem leve e que consequentemente gera menos resíduos ao término do seu ciclo de vida.

Peter Nielson, CEO da Ecolean acredita que a empresa manterá o carbonato de cálcio em suas formulações, uma vez que 4% da crosta terrestre é constituída por carbonato de cálcio, 
conforme já afirmou em entrevista.



Fundada em 1996, A Ecolean foca em inovação. Uma inovação do produto foi o SnapQuick, um dispositivo de fechamento da embalagem “easy-to-use”  introduzido em 2013. Após forte crescimento na Ásia, particularmente na China e Paquistão, assim como na Rússia, a empresa agora foca atingir o mercado europeu. Um dos clientes da Ecolean é a Orangina-Schweppes na França. A empresa está utilizando a Ecolean Air Aseptic para sua embalagem de P’tit Oasis de 200ml.

A Ecolean recentemente posicionou seus produtos não apenas como alternativas às embalagens cartonadas de leite, mas também às garrafas de PET. A empresa oferece uma embalagem dose única para este mercado, porém, esse pouch não é produzido sem a camada com pigmento preto e carbonato de cálcio, componentes que integram a embalagem de leite.



Essa embalagem apresenta barreira a gases, porém, com uma vida de prateleira de seis meses sem refrigeração. A empresa enfatiza a versatilidade das possibilidades de impressão deste tipo de embalagem, uma vez que o cliente pode decidir o quanto o produto ficará visível ao consumidor.

Apesar deste conceito de embalagem ser relativamente novo, a empresa possui raízes profundas neste segmento. O principal proprietário da Ecolean pertence à família do Dr. Hans Rausing, executivo chefe da Tetra Pak.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

4º dia na Drupa 2024: Esta DRUPA está focada na automação ou AUTONOMAÇÃO?