Epson cria forma de reciclagem dentro do escritório
A EPSON desenvolveu o que acredita ser o primeiro sistema de fabricação de papel para ser utilizado em escritórios. Trata-se de um equipamento compacto, chamado de Paperlab, que é capaz de produzir um novo papel a partir de papeis picados, sem a utilização de água no processo.
Um processo de reciclagem normal, utiliza cerca de um copo de água para produção de uma folha A4 reciclada. Dada a atual crise hídrica, essa solução seca além de inovadora, é sustentável. Outra vantagem do processo, é que o próprio escritório tritura e recicla seus papeis assim, existe a garantia de que documentos confidenciais foram realmente inutilizados.
O primeiro Paperlab será vendido no Japão esse ano. A Epson ainda não decidiu sobre a disponibilidade de venda em outros países.
O funcionamento da máquina é simples: Na primeira etapa, o papel usado é cortado em tiras longas e finas, em seu sentido de fibra. Feito isso, são adicionados produtos “ligantes”, que aumentam a resistência e/ou a brancura do papel. É possível também adicionar cores e fragrâncias.
Na última etapa, os usuários podem produzir folhas de papel de escritório A4 ou A3, ou até mesmo de cartões, graças a uma tecnologia de formação que lhes permite controlar a densidade e espessura do papel.
Segundo a Epson, a Paperlab é capaz de produzir uma nova folha de papel cerca de três minutos após ter sido carregada com os resíduos dos papeis usados. O sistema pode produzir cerca de 14 folhas A4 por minutos 6.720 folhas em um dia de 8 horas.
O vídeo do link abaixo mostra mais detalhes sobre essa inovação:
Comentários
Postar um comentário