Drupa Global Trends:: 3º relatório (parte I)
Esta é a síntese do 3º relatório Drupa Global Trends, onde são analisados os principais desenvolvimentos econômicos e de mercado da indústria de impressão. Tem por base
uma pesquisa realizada em outubro de 2015 com a participação de quase 1250 entrevistados a nível mundial, com todas as regiões bem representadas.
Foram realizadas duas pesquisas em separado para gráficas e fornecedores, com perguntas em comum e outras mais específicas e relevantes para cada grupo. Participaram 892 gráficas; maioria da Europa (552), porém o resto do mundo estava bem representado em todas as regiões (340). Tendo em conta o número menor de fornecedores 355 respostas, sendo que 216 eram da Europa.
Os planos de investimento de capital permanecem positivos
Apesar ou em virtude das difíceis condições de mercado, tanto as gráficas como os fornecedores permanecem empenhados em manter bons níveis de investimento de capital. Em termos de mercado, o setor funcional lidera com um balanço líquido de 41% de aumento nos gastos nos últimos 12 meses, seguido de perto pela embalagem com 36%, o setor comercial com 26% e a edição com 19%.
O padrão é semelhante no que diz respeito aos planos para o próximo ano. A tecnologia de impressão é a prioridade mais comum, seguida pelo Acabamento e a Pré-impressão/Fluxo de trabalho/MIS (53%, 50% e 38%, respetivamente).
Em termos de investimento em tecnologia de impressão, a folha plana digital a cores é a escolha mais popular para três dos mercados (45% no comercial, 38% na edição, 48% no funcional), mas surge em terceiro para a embalagem com 17%, atrás da Flexografia com 30% e do offset plana com 26%.
A impressão offset plana é igualmente a segunda escolha para as gráficas comerciais (23%) e as gráficas de edição (28%). A impressão jato de tinta surge em terceiro para o setor comercial com 16%, a edição com 14%, e o setor funcional com 24%.
Os fornecedores continuaram a investir na maioria das regiões (com exceção da América do Sul/Central e da Austrália/Oceânia em 2015) e pretendem continuar a fazê-lo no próximo ano. 42% indicaram como principal prioridade o desenvolvimento de novos canais de vendas, seguidos de 31% dedicados ao desenvolvimento de novos produtos ou à melhoria dos produtos existentes. Como incentivo, observou-se um balanço líquido positivo de 16% no aumento dos gastos em investigação e desenvolvimento.
Os gastos dos fornecedores em marketing irão aumentar no próximo ano – um balanço líquido positivo de 33%, a formação no produto e a transação apresentam-se como as opções mais comuns, apesar dos conteúdos online e da educação estarem também a crescer rapidamente.
Questões estratégicas para gráficas e fornecedores
Tanto as gráficas como os fornecedores são confrontados com mercados em rápidas mudanças, geralmente com condições econômicas difíceis. Mas a principal mudança subjacente, pelo menos nos mercados comercial e de edição, é a rápida e amplamente irreversível adoção de comunicações digitais.
Todas as gráficas indicaram que as principais limitações são a falta de vendas e, consequentemente, a forte competição. No que diz respeito à falta de vendas, há um amplo consenso que o desafio de encontrar novos clientes foi o mais complicado, seguido pelo desafio de encontrar boas equipes de vendas. A terceira limitação mais comum foi a falta de procura de impressão convencional, mas aqui as opiniões estavam bastante divididas entre as gráficas comerciais (39%) e de edição (43%) e as gráficas de embalagem (22%) e funcionais (24%).
Gráfica comercial:: Correio, Formulários comerciais, Segurança, Grande formato, Acabamento para trabalhos comerciais
Gráfica de edição:: Jornais, Revistas, Catálogos e Livros, Acabamento comercial de publicações
Gráfica de embalagem:: Etiquetas, Cartão, Embalagem flexível
Gráfica funcional:: Industrial/Decorativo, Produtos eletrônicos impressos, 3D, Cerâmica, Têxteis, Coberturas murais
fonte e gráfico: www.drupa.com
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