Holografias destacam embalagens

A apresentação de imagens holográficas em embalagens será uma das tendências do segmento em 2016. Avanços no revestimento de filmes e o desenvolvimento de novas tecnologias derrubam barreiras ao uso de holografias em substratos destinados à produção de embalagens flexíveis, permitindo à visão captar os efeitos visuais desta alternativa. 

O recurso da holografia pode servir tanto para distinguir marcas, como para minimizar os riscos de falsificação e adequar os produtos a conformidades legais.

A holografia é uma técnica que permite a reprodução de efeitos tridimensionais ou o surgimento de imagens. Em embalagens, os efeitos normalmente são resultado do uso de materiais especiais em relevo e em alguns casos, de tintas especiais e técnicas de impressão.

Os efeitos holográficos são normalmente criados pela metalização da superfície do substrato com uma fina camada de alumínio. Os relevos da holografia são depois aplicados na superfície de alumínio. A superfície difrata a luz, resultando em diferentes cores e uma aparência tridimensional. Apesar de este ser um método comum, há diferentes fornecedores que possuem suas próprias técnicas, envolvendo o uso de tintas especiais, substratos e métodos.

A Viva Healthcare Packaging utilizou uma padrão holográfico de diamantes para ilustrar a qualidade premium de seus produtos, como cremes, géis, loções. 

Para a Dixie Toga, um líder na produção de embalagens flexíveis na América Latina, os esforços para a utilização da holografia da produção de embalagens flexíveis vieram acompanhados de um desafio especial. Isso se deu pelo fato da empresa ser a primeira a utilizar a holografia na produção de embalagens flexíveis na região e precisar, portanto, encontrar uma maneira de comunicar aos seus potenciais clientes as possibilidades deste recurso.

A grande questão era: qual produto seria selecionado pela Dixie Toga como case das possibilidades do uso da holografia pela empresa? Como a impressão holográfica pode ser utilizada por diferentes indústrias e para uma variedade de produtos, a Dixie Toga estava relutante em escolher apenas um em detrimento de outros potenciais clientes que poderiam se interessar pelo recurso. Mas como a empresa poderia então apresentar suas possibilidades sem escolher um produto ou pelo menos um tema?

O que parecia uma grande lacuna, a inexistência de um produto, foi o que se tornou a grande força da campanha. A Dixie Toga utilizou o conceito do “nada no interior”, “vazio” e criou kits, que permitiram a exploração os potenciais dos recursos da holografia sem definir um dos diversos mercados atendidos pela empresa.



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