O impacto da Internet na impressão:: A onda digital
A mudança na procura de impressão
Antes de meados dos anos 90, virtualmente todas as publicações, bem como as comunicações pessoais e empresariais eram analógicas por natureza, na principal divisão entre impressão, difusão e telefonia. A impressão era o meio mais antigo e a procura mundial de papel era forte e estável.
Os últimos 15 anos foram testemunha da chegada das tecnologias digitais e uma cada vez maior proporção das comunicações é agora digital e não analógica. É importante avaliar a forma como as empresas gráficas de todo o mundo se adaptaram e como a sua experiência contrastou com o maior impacto no mundo desta transição fundamental.
Entre a totalidade do painel especializado drupa global, 46% comunicaram uma diminuição na procura de impressão convencional (não digital) ao longo dos últimos cinco anos, contra 21% que comunicaram um aumento, um saldo líquido geral de 25% de diminuição. Quando as respostas foram analisadas entre sectores, a embalagem foi claramente a que apresentou melhores resultados, com um saldo líquido muito inferior de apenas 14% de diminuição, contra 33% para o sector comercial e 42% para as gráfica de edição. Em termos de substratos, foi comunicado um saldo líquido de 9% de diminuição na procura de papel ao longo dos últimos 5 anos, comparativamente aqueles que comunicaram um aumento. Este valor contrasta com os saldos líquidos que revelam um aumento na procura de cartão, flexíveis, metal, vidro e têxteis.
A publicidade é a principal fonte de receitas da impressão, pelo que o afastamento estável para outras formas de comunicações digitais teve um efeito combinado ao longo do tempo. A diminuição relativa da impressão não foi transversal a todos os mercados, mas para alguns sectores tem sido grave. Vejamos o exemplo dos jornais, onde a procura de papel de jornal nos EUA caiu 62% entre 1999 e 2012. Ao longo do mesmo período, a publicidade impressa sofreu uma redução de 60% como resultado da mudança dos comerciantes para os canais digitais.
Pelo contrário, prevê-se que a embalagem tenha um crescimento de cerca de 4% por ano até 2018, uma vez que a Internet não eliminou a necessidade de protegermos os nossos produtos e de os promovermos nas prateleiras. Também a impressão industrial/funcional está a crescer a uma taxa anual de cerca de 13%, embora a partir de uma base muito mais pequena.
A onda digital
Para compreender as mudanças radicais nas comunicações, teremos de compreender a revolução nas tecnologias digitais ao longo dos últimos 25 anos. O custo cada vez mais baixo e a potência cada vez maior dos chips de computador; a velocidade e a largura de banda cada vez maiores das comunicações em rede e o número em constante crescimento de utilizadores ligados resultaram no surpreendente crescimento da Internet e da World Wide Web a ela associada. Acrescente as comunicações móveis (cada vez mais com Internet disponível) e irá perceber porque é que as comunicações digitais estão progressivamente a dominar e todos os outros canais de comunicação, incluindo a impressão, estão em relativo declínio.
Em 2012, calculou-se que 35% da população mundial estava ligada à Internet, apesar da distribuição ser bastante fragmentada. No que diz respeito aos telemóveis, em 2013 existiam 3,4 mil milhões de subscritores, o equivalente a um pouco menos de metade da população mundial.
Por isso, a impressão faz agora parte de uma indústria de comunicações mais ampla, e as empresas gráficas precisam de estar cada precisam de estar cada vez mais orientadas para as tecnologias da informação. No entanto, apenas 23% do nosso painel especializado drupa comunicou um aumento nas despesas com TI ao longo dos últimos cinco anos, e virtualmente todos assinalaram dificuldades no recrutamento de pessoas com conhecimentos em TI adequados.
Texto extraído do 1º relatório da Drupa Global Insights, de outubro de 2014. Para ler o artigo original do 1º relatório da Drupa Global Insights, clique aqui.
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