O impacto da Internet na impressão:: A onda digital

A mudança na procura de impressão 


Antes de meados dos anos 90, virtualmente todas as publicações, bem como as comunicações pessoais e empresariais eram analógicas por natureza, na principal divisão entre impressão, difusão e telefonia. A impressão era o meio mais antigo e a procura mundial de papel era forte e estável. 

Os últimos 15 anos foram testemunha da chegada das tecnologias digitais e uma cada vez maior proporção das comunicações é agora digital e não analógica. É importante avaliar a forma como as empresas gráficas de todo o mundo se adaptaram e como a sua experiência contrastou com o maior impacto no mundo desta transição fundamental. 

Entre a totalidade do painel especializado drupa global, 46% comunicaram uma diminuição na procura de impressão convencional (não digital) ao longo dos últimos cinco anos, contra 21% que comunicaram um aumento, um saldo líquido geral de 25% de diminuição. Quando as respostas foram analisadas entre sectores, a embalagem foi claramente a que apresentou melhores resultados, com um saldo líquido muito inferior de apenas 14% de diminuição, contra 33% para o sector comercial e 42% para as gráfica de edição. Em termos de substratos, foi comunicado um saldo líquido de 9% de diminuição na procura de papel ao longo dos últimos 5 anos, comparativamente aqueles que comunicaram um aumento. Este valor contrasta com os saldos líquidos que revelam um aumento na procura de cartão, flexíveis, metal, vidro e têxteis. 

A publicidade é a principal fonte de receitas da impressão, pelo que o afastamento estável para outras formas de comunicações digitais teve um efeito combinado ao longo do tempo. A diminuição relativa da impressão não foi transversal a todos os mercados, mas para alguns sectores tem sido grave. Vejamos o exemplo dos jornais, onde a procura de papel de jornal nos EUA caiu 62% entre 1999 e 2012. Ao longo do mesmo período, a publicidade impressa sofreu uma redução de 60% como resultado da mudança dos comerciantes para os canais digitais. 

Pelo contrário, prevê-se que a embalagem tenha um crescimento de cerca de 4% por ano até 2018, uma vez que a Internet não eliminou a necessidade de protegermos os nossos produtos e de os promovermos nas prateleiras. Também a impressão industrial/funcional está a crescer a uma taxa anual de cerca de 13%, embora a partir de uma base muito mais pequena. 

A onda digital 

Para compreender as mudanças radicais nas comunicações, teremos de compreender a revolução nas tecnologias digitais ao longo dos últimos 25 anos. O custo cada vez mais baixo e a potência cada vez maior dos chips de computador; a velocidade e a largura de banda cada vez maiores das comunicações em rede e o número em constante crescimento de utilizadores ligados resultaram no surpreendente crescimento da Internet e da World Wide Web a ela associada. Acrescente as comunicações móveis (cada vez mais com Internet disponível) e irá perceber porque é que as comunicações digitais estão progressivamente a dominar e todos os outros canais de comunicação, incluindo a impressão, estão em relativo declínio.

Em 2012, calculou-se que 35% da população mundial estava ligada à Internet, apesar da distribuição ser bastante fragmentada. No que diz respeito aos telemóveis, em 2013 existiam 3,4 mil milhões de subscritores, o equivalente a um pouco menos de metade da população mundial. 

Por isso, a impressão faz agora parte de uma indústria de comunicações mais ampla, e as empresas gráficas precisam de estar cada precisam de estar cada vez mais orientadas para as tecnologias da informação. No entanto, apenas 23% do nosso painel especializado drupa comunicou um aumento nas despesas com TI ao longo dos últimos cinco anos, e virtualmente todos assinalaram dificuldades no recrutamento de pessoas com conhecimentos em TI adequados.



Texto extraído do 1º relatório da Drupa Global Insights, de outubro de 2014. Para ler o artigo original do 1º relatório da Drupa Global Insights, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

4º dia na Drupa 2024: Esta DRUPA está focada na automação ou AUTONOMAÇÃO?