Por falar em sustentabilidade...stand da Heidelberg
A Heidelberg mostra um “stand” onde, design, tecnologia e sustentabilidade convivem no mesmo plano. Com uma decoração feita de chapas impressas reutilizadas e pintadas de vermelho e com um conceito de paixão pelas tecnologias, utilizam o som do pulsar do coração, que pausadamente nos faz sentir a emoção das artes gráficas juntamente com as tecnologias de última geração.
Além disto não há impressos a serem distribuídos o que mostra que estamos inteiramente adaptados ao meio digital. Ao final de cada palestra o material demonstrado, encontra-se no site da Heidelberg para os visitantes, otimizando assim a quantidade de impressos. Há também a possibilidade de se utilizar o QR Code através de seu smartphone. Eles estão nos “totens” instalados ao lado dos equipamentos, e nos dão acesso direto ao site oficial da Heidelberg na DRUPA.
As máquinas também mostram o símbolo do CO2, onde todo gasto efetivo ocorrido nesta DRUPA será calculado e revertido para a natureza. O conceito de sequestro de carbono iniciou-se em 1997 na Conferência de Quioto, com o objetivo de diminuir o aquecimento global e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera.
Visão panorâmica do stand da Heidelberg. |
Detalhe das chapas de offset gravadas e entintadas. |
Detalhe do Cervo, que é uma animal que representa a sustentabilidade, muito utilizado na Europa. |
É muito legal ver que esse gigante da indústria gráfica que é a Heidelberg se adequa muito bem a esse conceito de sustentabilidade que vem ficando cada vez mais forte na indústria em geral. Isso mantém uma boa imagem da empresa e por ser uma empresa forte nesse mercado ela consequentemente servirá como referência á outras empresas gráficas.
ResponderExcluirLucas Wauke Ide 4IP
SENAI Theobaldo de Nigris
Com esta atitude da Heidelberg, de mostrar que há a possibilidade de uma economia sustentável, várias portas são abertas, trazendo benefícios para a empresa, consumidores, e principalmente o planeta. A empresa sempre foi pioneira no mercado gráfico, sempre trazendo inovações, portanto ela vem como exemplo que deverá ser seguido.
ResponderExcluirAlem do mais, isso aquece o mercado, pois a cada dia há uma maior preocupação em relação ao meio ambiente. Compradores dão preferência a empresas que sejam preocupadas com assuntos mais "humanos", principalmente como esse.
Neste caso, com a reutilização de materiais e a não distribuição de impressos é gerado uma economia de gastos, que muitas vezes é desnecessário, mostrando como é possível e importante pequenas atitudes como essa, e como todos são recompensados.
Ana Carolina Reis Lopes
4IP, SENAI Theobaldo de Nigris