Etiquetas - um grande foco na impressão digital.
A impressão digital de embalagens por demanda ou de baixa tiragem com tecnologia sem forma já não é novidade faz algum tempo. Porém, nesta DRUPA, nunca se viu tantos lançamentos de impressoras voltadas ao setor de embalagens. Boa parte das empresas líderes no mercado de impressão digital, resolveu investir em máquinas com tecnologia jato de tinta (inkjet), principalmente para rótulos e etiquetas de pequenos formatos (equivalente aos impressos produzidos em banda estreita flexográfica).
Também foi visto que muitas optaram pelo uso de tinta base d’água visando o ramo alimentício, o mote da sustentabilidade e até mesmo as facilidades operacionais. Vários equipamentos também contam com tinta branca, possibilitando um maior range de substratos passíveis de serem impressos, como filmes transparentes, metalizados ou substratos coloridos. A versatilidade para a impressão de diversos tipos de substratos também é uma constante, temos desde rótulos e etiquetas de vinil adesivo até aqueles produzidos em papéis encorpados e texturizados.
Que interessante, cada vez mais a impressão digital vem se evouluindo, conquistando novos cargos e realizando cada ves mais serviços que não se esperariam que a mesma os realizassem. Não duvido que falte muito para que a mesma seja o processo mais utilizado a nivel mundial
ResponderExcluirCaique Teixeira - 4MPA 2º sem 2012 - SENAI Theobaldo De Nigris
Não é nenhuma novidade que a impressão digital desejasse implementar tecnologias a fim de conquistar seu lugar no segmento de embalagens. Hoje é possível observar que o mundo inteiro tem evoluído financeiramente, certo que no geral está enriquecendo, países como a China que, praticamente até ontem tinha uma economia considerada feudal, de subsistência, hoje galga patamares ambiciosos fazendo frente a grandes potências como Estados Unidos e países da Europa, já é a maior economia mundial. Não só lá, mas em todos os outros países, um dos indicadores desse desenvolvimento é o setor de embalagens, pois o consumo num país que se desenvolve financeiramente aumenta concomitantemente. Novos produtos são desenvolvidos e a "saída" dos atuais também aumentam. A impressão de embalagens que até hoje, considerando a grande maioria, se destina, principalmente para a impressão rotoflexográfica vê um novo vilão surgindo, pois já tinha de fazer frente com a off set, a impressão digital, mas como já dito inúmeras vezes, creio que ela vem mais para fazer parceria do que propriamente tomar o espaço, pois há tipos de impressão, com determinadas características que somente a flexografia ou a rotogravira são capazes de fazer, esse aspecto já era observado com relação a offset, tanto que hoje á híbridas que rodam até três tipos de impressão num mesmo serviço, quem sabe que com a impressão digital inovando cada vez mais, seja a quarta impressão de uma máquna como essa. Pois cada um dos tipos de impressão têm suas características únicas e que muitas vezes fazem a diferença no momento em que o cliente se decide por qual tipo será impresso nos seus produtos. É uma questão de tempo, mas não de longo prazo para começarmos a observar onde é que vai dar tudo isso, pois todos os comentários em diversos meios a respeito, em nenhum deles se chegar a afirmar com veemência o que realmente acontecerá. É ver para crer!
ResponderExcluirArnaldo de Arruda
4MRA. 2º sem 2012 da escola SENAI Theobaldo De Nigris.
TODOS OS SISTEMAS DE IMPRESSÃO ESTÃO MIGRANDO PARA O SEGMENTO DE EMBALAGENS.POIS A MIDIA IMPRESSA ESTA PERDENDO O SEU NICHO DE MERCADO.
ResponderExcluirO interessante é notarmos as oportunidades de mercado que o uso da impressão digital para rótulos permite, o uso ao qual damos a tecnologia compõe o diferencial de uma empresa. Por exemplo, o uso da digital para a personalização de rótulos apresenta um grande potencial em mercados regionais, isso é visível pela aprovação dada por clientes e end users.
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