7º dia na Drupa 2024: A participação da embalagem na feira
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Foto: Messe Düsseldorf / ctillmann. |
A partir da entrada de novas tecnologias e na mudança dos hábitos dos consumidores, o percentual de participação de mercado por segmento gráfico vem se modificando ao longo das décadas. Atualmente o segmento de embalagem ocupa em torno de 50% deste montante. Neste sentido, é esperado que as soluções para este produto sejam encontradas em todos os pavilhões da Drupa.
Encontra-se empresas oferecendo produtos e serviços desde o projeto até o descarte. Novos softwares para o desenvolvimento de projetos estruturais e gráficos, integrados ao gerenciamento de produção da embalagem, como imposição e gerenciamento de cores e acabamentos. Estes recursos são oferecidos pelas fabricantes de equipamentos e desenvolvedores de softwares. A indústria 4.0 e a inteligência artificial estão em consonância neste sentido, oferecendo agilidade e garantia da qualidade e fidelidade da produção de embalagem.
As indústrias de matéria-prima estão focadas em oferecer soluções para a melhoria no desempenho da embalagem e na redução de impacto ambiental. A embalagem ideal deve observar todo o ciclo de vida da embalagem e do produto, atendendo aos anseios de todos os envolvidos durante este processo e na priorização de requisitos conforme a realidade de cada empresa.
Sendo um mercado competitivo, torna-se necessário oferecer soluções que chamam atenção dos consumidores na hora da compra. A feira apresenta muitas opções em revestimentos e acabamentos, tais como, vernizes localizados em linha nos processos de impressão digital, texturas, metalizados, caixas rígidas sendo produzidas por equipamentos automáticos, acessórios como fios, fitas e tecidos, formatação de papel e celulose através do processo de termoformagem e polpa moldada. Pontualmente, uma tecnologia que chamou atenção é a concepção de mockup em papel, utilizando água para marcar os vincos.
Os níveis de soluções oferecidas são diversos e podem ser encontrados produtos e processos bem simples como a produção de caixas de pizza em papelão com impressão direta em flexografia, serigrafia e impressão digital, até projetos mais complexos como robôs produzindo caixas rígidas com projetos estruturais compostos por diversas partes coladas.
As grandes empresas estão oferecendo linhas de produção integradas e autônomas para atender as grandes tiragens para mercados exigentes. Após a finalização dos arquivos, os equipamentos recebem as informações, utilizando matrizes ou não, e com poucas folhas para acerto, inicia o processo de impressão, interligado com o corte e vinco, a coladeira e empacotamento. A integração entre as etapas produtivas pode ocorrer através da automatização. Os robôs são realidade para substituir manipulações menos complexas.
A feira oferece soluções de todos os níveis e para todos os mercados, como cones para sorvetes produzidos em papel. Por fim, a inovação tecnológica e automação e o desenvolvimento de soluções com menor impacto ambiental são destaques nesta edição.
Por Ricardo Sastre
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