5º dia na Drupa: A escassez de mão de obra no mercado gráfico e o papel da inovação em UI e UX

O mercado gráfico enfrenta atualmente uma significativa escassez de mão de obra qualificada. Apesar de o Brasil contar com excelentes escolas técnicas, como o SENAI, e associações que apoiam os segmentos gráficos, como a ABIGRAF, o setor encontra dificuldades para atrair e reter profissionais, especialmente os mais jovens. Diversos fatores contribuem para essa escassez, como a pouca atratividade para os mais jovens se comparada a de alguns segmentos tecnológicos e a falta de conhecimento sobre as oportunidades e inovações presentes na área. Na DRUPA, principalmente nas demonstrações, foi notória a preocupação dos fornecedores em enfatizar que equipamentos além de toda tecnologia embarcada ainda eram fáceis e intuitivos para operar. Desta forma eles destacaram que para enfrentar esse desafio, fornecedores e empresas gráficas estão investindo fortemente em soluções tecnológicas como inteligência artificial (IA), automação e autonomação. Esses avanços têm como objetivo aumentar a eficiência e a produtividade, reduzindo a dependência de mão de obra humana. Contudo, um aspecto crucial dessas inovações é a melhoria da interface do usuário (UI) e da experiência do usuário (UX) nos equipamentos.


O que são UI e UX?

UI, ou Interface do Usuário, refere-se ao design de interfaces gráficas, como botões, ícones e menus, que permitem aos usuários interagir com dispositivos ou software. Já UX, ou Experiência do Usuário, engloba todos os aspectos da interação do usuário com o produto, incluindo a facilidade de uso, eficiência e satisfação do operador. Implementar conceitos de UI e UX em equipamentos de impressão digital, offset, flexografia, rotogravura, serigrafia, entre outros, pode trazer vantagens como:

Design Atraente: Equipamentos com design moderno e interfaces intuitivas são mais atraentes para os jovens;

Facilidade de Operação: Interfaces intuitivas e amigáveis reduzem o tempo de treinamento necessário para novos operadores, tornando o aprendizado mais rápido e eficiente;

Produtividade: Interfaces bem projetadas ajudam a minimizar erros e melhorar a eficiência operacional, permitindo que os operadores se concentrem em tarefas mais complexas e criativas; 

Satisfação do Usuário: Uma boa experiência do usuário resulta em maior satisfação no trabalho, o que pode contribuir para a retenção de talentos no setor.

Neste sentido os fornecedores apresentaram na DRUPA diversas estratégias inovadoras de para facilitar a operacionalização dos equipamentos por meio de UX e UI. Estas estratégias incluem painéis de controle touchscreen, sistemas de assistência baseados em IA e interfaces personalizáveis que se adaptam às necessidades dos operadores. Foram apresentadas também diversas estratégias para facilitar a operacionalização dos equipamentos através de UX e UI. Entre os fornecedores que se destacaram estão a Heidelberg e a Koenig & Bauer, que introduziram o conceito de gestão à vista e integraram o Kanban por meio de luzes de LED. Kanban é um método visual de gerenciamento de fluxos de trabalho que ajuda a monitorar o status das tarefas em um processo. No contexto das impressoras, luzes de LED com diferentes cores indicam o status da máquina, permitindo que operadores e gestores rapidamente identifiquem se o equipamento está em preparação, com problemas ou em produção. Se um problema for detectado, o sistema, com o auxílio de IA e botões interativos em tela touchscreen, permite que o operador resolva a questão em poucos minutos. Além disso, se o problema ocorrer novamente, a IA generativa integrada pode solucionar automaticamente, eliminando a necessidade de intervenção do operador.

Conclusão

A implementação de soluções UI e UX na indústria gráfica é importante para enfrentar a escassez de mão de obra e atrair as novas gerações Z e Alfa. Essas inovações não apenas modernizam os processos no setor, mas também melhoram a produtividade e a satisfação dos operadores, tornando o mercado gráfico uma opção mais atrativo para jovens talentos. A renovação é essencial para a revitalização do mercado gráfico brasileiro. A presença massiva de visitantes na DRUPA demonstra um crescente interesse pelas inovações no setor gráfico. Espera-se que este interesse se traduza em um influxo de jovens profissionais para a área, trazendo novas ideias e energia para um mercado em transformação.

por Enéias Nunes da Silva, Elcio de Sousa  e Andrea Ponce Nascimento


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

4º dia na Drupa 2024: Esta DRUPA está focada na automação ou AUTONOMAÇÃO?