Highlights:: O papel do jornal do futuro - pontos interativos
É inevitável a discussão sobre o futuro do jornal impresso. Essa mídia, que existe desde o ano 59 a.C. e foi criada pelo lendário imperador romano Júlio César, está claramente em decadência. Em vista disso, uma equipe de pesquisadores de inovação da Universidade Central de Lancashire, imaginou um produto inovador.
A ideia, é criar uma página como uma superfície interativa conectada à internet das coisas (IOT - Internet Of Thinks), que responda ao toque do usuário e reproduza áudio e outros recursos inesperados.
Para isso, a equipe liderada pelo professor Paul Egglestone e pelo pesquisador John Mills, está estudando a possibilidade de utilização de tinta condutora.
Como substrato, a equipe se concentra na criação de um novo tipo de papel, uma vez que esse substrato já é utilizado a centenas de anos na publicação, mas perdeu atratividade devido à suas limitações de personalização e de conteúdo dinâmico comparado com a versão digital.
Durante a pesquisa, eles desenvolveram um produto chamado EKKO, que liga as páginas com tinta condutora à internet das coisas. Esse produto consiste em um aparelho eletrônico, um "aplicativo companheiro" e uma plataforma de publicação. O aparelho EKKO reconhece o toque e se coneta à página com um conjunto de sistema de gerenciamento de conteúdo e análise baseada na Web.
Para testar essa invenção, os pesquisadores criaram o chamado Super 8 protótipo, que levou 8 dos momentos mais memoráveis da carreira do ex-capitão do Liverpool Football club. O aparelho EKKO era a ponte entre o conteúdo estático, a página impressa e o conteúdo dinâmico com clips de áudio e informações adicionais.
Através desse mecanismo, os leitores de jornais poderiam desencadear reações on-line pressionando botões impressos com tinta condutora.
Embora esse novo conceito pareça promissor, alguns desafios permanecem, com o aumento da robustez da tinta condutora para uso em ambientes reais e criar uma infra-estrutura que permita que as páginas interativas e um editor possam trabalhar juntos sem problemas.
Uma vez estudados esses desafios, haverão muitas possibilidades para o EKKO e o papel interativo dentro e fora do mundo editorial.
Mais detalhes sobre esse curioso projeto, podem ser encontrados no link: http://blog.drupa.com/interactive-newsprint/
Comentários
Postar um comentário