Frank Romano no Brasil

No dia 2 de fevereiro este visitando o Brasil o Professor Frank Romano, no evento organizado pelo Professor Hamilton Terni Costa, que falou para um público de empresários e executivos do mercado gráfico no auditório da FIRJAN no Rio de Janeiro, nessa oportunidade ele apresentou dados sobre o mercado gráfico americano e mundial.

A visão do Professor Frank Romano, sobre o mercado gráfico, é muito otimista mostrando que ainda há muitos desafios para serem encarados, mas que o mercado está se ajustando as novas demandas, como por exemplo o crescimento do segmento de arquitetura e decoração que vêm utilizando material impresso em grandes formatos. Lembrou ainda que revistas e jornais vêm recebendo uma atenção das empresas de comunicação e marketing, o que trouxe novos investidores para esses mercados, alguns que eram exclusivamente do mercado digital.

Na segunda parte do evento ele debateu com especialistas e com o público presente no evento. Perguntado sobre o futuro do livro impresso ele afirmou que, apesar do livro digital ser uma realidade, a venda dos leitores eletrônicos tem diminuído no mundo e que muitas pessoas que compram os livros eletrônicos e gostam do texto acabem comprando o livro impresso, pois é mais confortável para ler. Mas não devemos nos enganar, o livro digital é forte e veio para ficar. 

Quanto à impressão 3D, o professor Frank Romano disse que é uma mídia muito forte e já é uma realidade que é utilizada por diversos mercados. Ele mesmo acredita tanto na impressão 3D que fez uma doação para a RIT - Rochester Institute of Technology - trazendo essa tecnologia para seus alunos.

Quando questionado sobre qual a competência que ele acreditava ser importante para os gráficos hoje, sem pestanejar foi assertivo em dizer que o principal é a gestão, saber gerir e trabalhar em grupo. Ele dá tanta importância para a gestão que criou um programa de bolsa de estudos para seus ex-alunos que queiram fazer o mestrado na área de negócios.

Muito do que foi dito pelo Prof. Frank Romano nós já havíamos lido em seus artigos e falado em aulas e palestras, mas debater com alguém com tal conhecimento do mercado gráfico e com uma humildade que o engrandeceu ainda mais, foi muito importante. Nessa sua primeira visita podemos entender a necessidade de desenvolver mais pesquisas para o mercado gráfico brasileiro, só assim poderemos crescer e tornar o mercado mais consistente e com competitividade de nível internacional.


Professor Frank Romano, Professor José Pires e Bruno Cialone

Professor Hamilton Terni Costa e o Professor Frank Romano
































Comentários

  1. Prof Pires, dentro desse seu excelente comentário vale a pena ver um video do Prof. Frank Romano publicado hoje no WhatTheyThink falando justamente dessa questão do livro eletrônico e livro em papel, com seu bom humor habitual: http://whattheythink.com/video/79146-frank-e-book-sales-versus-print-book-sales/ . Vale a pena ver

    ResponderExcluir
  2. Valeu a dica Hamilton! Vamos verificar. O "What they think" tem excelentes matérias! Obrigado pela visita! Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

4º dia na Drupa 2024: Esta DRUPA está focada na automação ou AUTONOMAÇÃO?