O que é Nanografia - Parte I

Conforme comentamos em post anteriores, a grande sensação da Drupa 2012 foi o lançamento do novo conceito de impressão, chamado de Nanografia. Sim, conceito, pois os equipamentos com esta tecnologia ainda não estão sendo comercializados. 

O Blog Senai na Drupa acompanhou de perto a apresentação feita por Benny Landa, e vai deixar você a par desta novidade.

Para entender a nanografia é preciso entender a origem do seu nome. O prefixo nano vem do grego “nánnos” e significa “anão”. Partindo disso, podemos concluir que esta tecnologia trabalha com medidas muito pequenas. 

O nanômetro, assim como o milímetro, o centímetro e o metro, é uma medida como outra qualquer. Um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro, ou 1,0×10−9 metro. Portanto o nanômetro não é uma partícula ou um elemento, mas é apenas uma mera forma de medida, e para se ter uma ideia de quanto ela é pequena, se uma moeda de um centavo tivesse o tamanho de um nanômetro, um metro corresponderia à aproximadamente o diâmetro da Terra. 

Então a nanografia deve trabalhar com algum tipo de nanotecnologia, mas o que é nanotecnologia?

A nanotecnologia corresponde à capacidade de criar agrupamentos de átomos ou moléculas com novas estruturas que proporcionam ao material ou elemento novas propriedades, principalmente mecânicas, ópticas, eletrônicas ou magnéticas. Deste modo é possível criar novos produtos industriais. O nome nanotecnologia também foi escolhido em decorrência do pequeno tamanho de vários itens utilizados para a construção de componentes inteligentes como microprocessadores e robôs. 

Porém, onde a nanotecnologia é aplicada na nanografia?

Bom, o grande diferencial da nanografia é a tinta utilizada no processo de impressão. Esta tinta é fabricada com nanotecnologia e possui de características bem diferentes das tintas comuns. 

Explicaremos para vocês, no próximo post, um pouco mais sobre esta tinta. Até lá!

O que é Nanografia - parte II

O que é Nanografia - parte III






Comentários

  1. Aguardaremos ansiosos o próximo post!!!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post!
    Levando em conta o que foi dito no post e nas aulas de impressão digital no SENAI, a nanografia é ótima e assim como a digital, ela também surgiu como uma nova opção de impressão no mercado, visando o melhoramento e facilitando seu processo. É ótimo ver que estamos progredindo na área gráfica digital, e espero que o conceito da nanografia se torne uma coisa concreta e que saia do papel.

    Bjos, Carolina Ferreira - 4MOA

    ResponderExcluir
  3. Pensando a grosso modo pode até parecer insiguinificante pensar em impressões infinitamente pequenas, mais com toda certeza a nanografia vai ter uma grandiosidade tremenda na mundo gráfico, ela poderá alcançar um mundo microscópico fantástico que nós não conhecemos porque vai muito além da nossa visão, e é muito legal imaginar que a área gráfica está chegando nesse patamar.

    Kauê Batista Araujo - 4MOA

    ResponderExcluir
  4. Realmente a nanografia sendo implantada Pode-se dizer com certeza que será uma das maiores revoluções no mercado gráfico mundial , levando-se em conta que no futuro próximo a nanotecnologia pelo que tudo indica irá dominar praticamente tudo

    Josiel da Silva 4MRA

    ResponderExcluir
  5. Penso que impressão digital está crescendo cada vez mais, e depois deste post tive a certeza disso, pois a nanotecnologia é uma tecnologia recente e é muito bom saber que a indústria das impressoras digitais está acompanhando esta tecnologia. Sem contar que com a nanotecnologia uitlizada nas tintas para este tipo de impressão a tinta aderirá melhor ao papel.

    Mariana P. Munhato 4IP

    ResponderExcluir
  6. Como podemos perceber, a impressão digital vêm crescendo a cada dia mais! É impressionante como as pessoas estão investindo tempo, e dinheiro para facilitar cada vez mais este processo, diminuindo custos e o tempo de impressão e aumentando a praticidade de se imprimir em impressão digital! Com esse novo conceito, a nanotecnologia, creio que trará muitos benefícios tanto para quem utiliza a impressão digital quanto para o meio ambiente, como o próprio texto diz, que utiliza menos água pra dissolver, trazendo assim melhor qualidade ao impresso.

    Thais Helena 4IP

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

4º dia na Drupa 2024: Esta DRUPA está focada na automação ou AUTONOMAÇÃO?