O que é Nanografia:: Parte III

Mas afinal, o que é Nanografia? 

Esta é uma nova tecnologia de impressão digital, lançada por Benny Landa - presidente da Landa Corporation - na Drupa 2012. Benny Landa também foi o criador da tecnologia Indigo (que utiliza toner líquido) comprada em 2002 pela HP. 

A Nanografia Landa, ainda não esta completamente desenvolvida. É necessário destacar que a tecnologia apenas foi apresentada, nenhum equipamento está à venda ainda. A previsão é que estes equipamentos cheguem ao mercado em aproximadamente 5 anos. 

A Nanografia Landa™ promete combinar velocidade, qualidade e custo em equipamentos com diversos formatos e para diferentes tipos de papel. As gráficas não precisarão mais escolher entre a versatilidade e curto prazo de entrega da impressão digital e a alta produtividade e baixo custo unitário da impressão offset. 

A Nanografia ™ suporta grandes formatos e impressão de alta velocidade. Esses recursos permitem explorar tanto os mercados comercial e editorial, como o de impressão de embalagens. Esta versatilidade permitirá um rápido retorno sobre o investimento e receitas mais elevadas do que em outras tecnologias de impressão digital. 

Entre as principais possíveis vantagens deste novo sistema, podemos citar: 
  • Formato: alimentação à folha B3, B1, B2 e alimentação por bobinas de 560 a 1020 mm de largura; 
  • Velocidades de até 13.000 folhas por hora ou 200 metros por minuto para impressoras rotativas. 
  • Não há necessidade de pré-tratamento dos suportes e pós-secagem. 
  • Impressoras de 4 a 8 cores de impressão. 
  • Sistema totalmente adaptado aos diversos tipos de acabamentos gráficos. 
  • Facilidade de uso Para conhecer melhor o funcionamento desta nova tecnologia.
























Assistam abaixo o video oficial de lançamento do processo de impressão Landa Nanografia:



Comentários

  1. Eis que surge uma nova tecnologia que pode ser tão revolucionária quanto a offset e a impressão digital foram em seus respectivos lançamentos. Com todas essa qualidade de impressão, velocidade, versatilidade podendo ser utilizada tanto nos segmentos editorial quanto comercial, a nanografia promete uma grande revolução, os mercados gráficos que se preparem....

    ResponderExcluir
  2. Ana Flávia de Andrade Silva27 de novembro de 2012 às 16:12

    Post muito interessante sobre Nanografia.
    Acredito que quando esse processo alcançar o patamar de desenvolvimento total, poderá ser a solução de muito problemas que as gráficas possuem nos dias de hoje. Isso tudo se deve à sua capacidade de unir as principais vantagens de dois processos, em apenas um, visando uma produção sem muitas restrições quanto ao formato, substrato, entre outros.

    Realmente a Nanografia veio para revolucionar o processo de impressão digital.

    ANA FLÁVIA DE ANDRADE SILVA, 4MPA.
    SENAI Theobaldo De Nigris.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante a capacidade de tranformação da área gráfica! Cada vez mais processos incriveis de impressão surgem no mercado, quando este processo alcançar sua total plenitude será um concorrente muito forte para os processos de impressao que ja estão consolidados no mercado a muito tempo. Creio que a nanografia consumira a maior parte do nosso mercado.

    Gabriel Loureiro Ferrari - 4MPA

    ResponderExcluir
  4. Acredito que esta nova tecnologia ao entrar no mercado trata um grande avanço na área. De acordo com suas propostas e promessas de trazer a velocidade, qualidade e custo em equipamentos com diversos formatos e para diferentes tipos de papel, a Nanografia se tornara um grande concorrente para outros equipamentos e processos de impressão.

    Bianca Vicente Cardoso - 4MPA

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas um processo promissor,quanto a sua rápida introdução em território nacional,vejo com ceticismo,pois o perfil das gráficas nacionais difere um pouco do europeu.As dificuldades enfrentadas pelo empresário brasileiro podem parecer loucura para um alemão(cito a carga tributária por exemplo).Digo tudo isso pensando no vultoso investimento que um equipamento como esse requer.O processo por si só e revolucionário e se confirmada as expectativas,o sr. Landa colocará seu nome no panteão das artes gráficas.

    Marco A. S. Barbosa 4MRA

    ResponderExcluir
  6. É muito interessante em ver a evolução das impressoras jato de tinta e como o princípio é sempre o mesmo, a única coisa variável é a tinta. Creio que a tendência do mundo gráfico é buscar a economia de insumos aliada a qualidade e velocidade. E espero que algum dia a nanografia chegue nas casas dos brasileiros.

    Aline Yoshida. 4IR.

    ResponderExcluir
  7. A Nanotecnologia causou uma revolução no que diz respeito à tecnologia de ponta, em vários segmentos, e com a Indústria Gráfica não poderia ser diferente: a Nanografia surgiu no mercado com a proposta de suprir todas as deficiências encontradas em outros sistemas de impressão, como a Offset, e de potencializar qualidades, como no caso da Impressão Digital. É uma tecnologia inovadora, porém se deve universalizar sua difusão e acessibilidade, a fim de que haja uma concorrência menos desigual entre os outros sistemas de impressão.

    William Sousa - 4ºIO

    ResponderExcluir
  8. É impressionante observar em até que ponto os processos de impressão são capazes de evoluírem, para o seu aperfeiçoamento. Embora esta nova tecnologia ainda não esteja totalmente desenvolvido, ela já está criando uma grande expectativa para o ramo gráfico. Acredito que futuramente, com a entrada da Impressão Nanográfica dentro do mercado, influenciará intensamente nos outros processos de impressão.

    Thamy Uehara - 4IO.

    ResponderExcluir
  9. Num primeiro instante, vale dizer que esta é uma matéria que impressiona e que ao mesmo tempo revela a eficácia do desenvolvimento do sistema de impressão digital, mostrando a todos os leitores e curiosos a nova possibilidade de combinar velocidade, qualidade e custo, os quais não mantinham qualquer tipo de entrosamento respectivo a este seguimento de impressão. Por conta do banquete de conhecimento e destaque quanto ao aspecto de inovação, esta matéria estará presente na 1º edição do Jornal Acontece (nova plataforma de notícias) e, em breve, atingirá a todos os membros do SENAI THEOBALDO DE NIGRIS com um bombardeio de informações.

    Fabrício Santos - 4MPA

    ResponderExcluir
  10. A tecnologia de nanografia veio como o futuro da impressão por unir o melhor de dois processos de impressão, a impressão digital e impressão offset,
    a capacidade de unir a qualidade e baixo tempo de produção fará com que mais partes do mercado gráfico prefirão essa nova tecnologia de impressão hibrida.

    Feliphe Botassio - 4MOA

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. É impressionante o impacto positivo que as novas tecnologias são empregadas nos diersos seguimentos industriais. Fato este repete-se na Indústria Gráfica, a cada passo é mostrado como as tecnologias no setor lutam por uma forma de impressão rápida, de alta qualidade visando com tudo uma alta tiragem, e a Nanografia mostra isso. Uma descoberta como esta que trás uma tecnologia de tinta que se dissolve em pouca quantidade de água, que se adere aos substratos na forma de uma camada fina, além dispensar um gerenciamento de cor para suportes, pode ser considerada uma verdadeira revolução no ramo gráfico.
    Porém a implementação desse avanço no mercado gráfico a curto prazo, exige a especialização de profissionais já atuantes no setor de impressão digital para que a adaptação não traga impactos negativos no segmento, como a má qualificação de profissionais perante a novas tecnologias.

    Felipe M. de Souza 4IP

    ResponderExcluir
  13. O desenvolvimento da Nanotecnologia dá início a uma nova era dentro da indústria gráfica. Apesar de nenhum protótipo de máquina impressora nanográfica estar atualmente em funcionamento, este é sem dúvidas um sistema que ao ser implantado crescerá rapidamente, tendo em vista as facilidades que este processo proporcionará na compactação e redução de processos de sistemas gráficos, como o Offset, a Serigrafia, dentre outros tão comumente usados hoje.

    Claro que para isso, o desenvolvimento de mão de obra qualificada em termos de conhecimento nanotecnológico também se faz necessário, diante do crescimento desta nova tecnologia. Cabe à própria indústria - a principal interessada e beneficiada com a sua implantação - financiar e investir na formação de profissionais por meio de cursos em instituições como o SENAI, que há décadas tem mostrado a sua eficiência neste sentido.

    Bruno P. Ramos, 4IO.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Mais um grande passo para a Impressão digital que nos ultimos anos vem evoluindo muito tanto velocidade e ainda em qualidade. E agora surge novas espectativas quanto a nanografia que vem com muitas vantagem para area grágica.

    Lucas Quirino Rocha 4IO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

Gravação de cilindros de Rotogravura sobre a camada de níquel?