Embalando o Futuro

 por Karl Wehner – Diretor Geral Alibaba.com, Alemanha, Áustria, Suíça

A embalagem pode ter uma influência significativa, embora muitas vezes esquecida, nas decisões de compra dos clientes finais. A embalagem pode transmitir os valores da marca, fornecer informações sobre o produto e, em última análise, impressionar os clientes mesmo após a compra.

Quando segurei pela primeira vez a caixa do meu primeiro smartphone, pensei: “Uau, parece de alta qualidade”. Era feito de papelão, mas com vários milímetros de espessura de parede. A embalagem também parecia sustentável porque era feita inteiramente de celulose e totalmente isenta de plásticos. Nas gerações subsequentes, o fabricante reduziu continuamente o tamanho da embalagem. Naturalmente, isto permite que mais produtos caibam numa palete, poupando custos de transporte e reduzindo as emissões de CO2. Mas não só a aparência da embalagem é importante; a sensação tátil, o peso e a estética também são relevantes.

Na era atual do comércio online global, as embalagens desempenham um papel ainda maior. Os clientes que encomendam produtos on-line geralmente veem o produto pela primeira vez quando ele é entregue por um mensageiro ou serviço de entrega. A embalagem aumenta a antecipação e torna o desembalar uma experiência especial. Mas é claro que também deve garantir que o produto tenha uma aparência e funcione perfeitamente, apesar de ser transportado por longas distâncias.

Altas demandas e conscientização do cliente

Hoje, qualquer pessoa que ainda entregue seus produtos em embalagens plásticas provavelmente afastará muitos clientes. Muitos clientes valorizam materiais produzidos e reciclados de forma sustentável. De acordo com o atual Índice de Sustentabilidade GfK, 92% dos clientes na Alemanha apoiam a utilização de materiais de embalagem reciclados.

No entanto, o plástico tem propriedades que não são facilmente substituíveis: é absolutamente higiénico e pode selar hermeticamente os produtos e protegê-los da humidade. Em suma, as embalagens à base de celulose estão inerentemente em desvantagem aqui. No entanto, existem muitas empresas em todo o mundo que desenvolvem alternativas com inovações e ideias amigas do ambiente e podem oferecê-las a preços atrativos. O desafio reside em encontrar estas empresas e estabelecer uma colaboração de confiança. Porque apesar das altas exigências e do design chique, as embalagens devem permanecer dentro dos limites financeiros.

Plataforma global B2B para inovações em embalagens

Alibaba.com assumiu como missão conectar empresas globalmente por meio de sua plataforma online B2B. Isto se aplica não apenas aos produtos, mas também ao design, planejamento e produção de embalagens sustentáveis. As empresas podem buscar fornecedores próximos ou de outras regiões em uma única plataforma, conhecer seus produtos e se comunicar diretamente.

As empresas podem ter acesso a uma vasta gama de fabricantes, dando-lhes acesso a soluções de embalagens inovadoras de todo o mundo.

Eles podem especificar requisitos específicos para materiais, incluindo matérias-primas, condições de produção, limites de preço, disponibilidade, peso e sustentabilidade, e então escolher entre uma ampla gama de fornecedores.

Por outro lado, o Alibaba.com também é uma plataforma de marketing ideal e econômica para produtores de embalagens, proporcionando acesso a novos clientes e mercados com inúmeras ferramentas digitais. Uma dessas ferramentas é a tradução baseada em IA para 18 idiomas diferentes, facilitando a comunicação com potenciais novos clientes em seu idioma nativo.

Moldando o Futuro

Plataformas online como Alibaba.com ajudam as empresas a acompanhar a transformação digital e a aproveitar os desenvolvimentos mais recentes em seu benefício.


Fonte: Texto extraído do Blog da Drupa -https://www.drupa.com/en/Media_News/drupa_blog/Guest_Articles/Packaging_the_future

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