IA na indústria de mídia e Impressão
por de Knud Wassermann (editor-chefe da Graphische Revue).
Desde o final de novembro de 2022, não passa um dia sem que seja publicado um novo relatório sobre o tema “Inteligência Artificial” (IA). Devido aos desenvolvimentos no campo da IA generativa e dos modelos de linguagem subjacentes, a aplicação da IA está agora aberta a todos. Com o "Chat GPT" é possível escrever um texto rapidamente, ou com o "Midjourney" gerar imagens realistas. Que impacto a IA terá na indústria de mídia e impressão? Texto de Knud Wassermann.
A qualidade e a otimização de processos têm sido um tema na indústria gráfica há muitos anos e, muitas vezes, a Inteligência Artificial (IA), ou melhor dizendo, "Aprendizado de Máquina" (ML), é usada especificamente para tarefas individuais. Normalmente, tais abordagens são classificadas como soluções fracas de IA. Através da aquisição e reconhecimento de dados de imagem, por exemplo, a qualidade é controlada em todas as etapas do processo e, em caso de desvio dos dados de referência, o software compensa automaticamente. Isso acontece instantaneamente, sem qualquer intervenção manual. Isto aplica-se igualmente às máquinas de impressão analógicas e digitais.
Muita coisa aconteceu nos últimos anos em relação à otimização de processos e a eficácia geral do equipamento (OEE) está aumentando continuamente. A sigla OEE representa uma métrica de negócios que mede a porcentagem do tempo produtivo real de fabricação. O valor médio das máquinas de impressão offset é atualmente ligeiramente superior a 30%, de acordo com os números atuais da Heidelberg. As gráficas individuais que dependem fortemente da automação e da otimização já estão atingindo valores máximos de mais de 60%, dependendo do mix de pedidos. Ao integrar as máquinas em soluções baseadas em nuvem, as sequências de pedidos, os tempos de configuração, as taxas de deterioração, a estabilidade do processo e muito mais podem ser melhorados. Mas os conceitos de manutenção preventiva também ajudam a manter alta a disponibilidade da máquina. Isso requer aplicativos de big data que recebem continuamente novos dados por meio da nuvem.
IA, um algoritmo baseado em dados
A IA generativa é baseada em um algoritmo baseado em dados. A Internet fornece uma abundância de dados, e isso acontece de fato instantaneamente por meio de comércio eletrônico ou plataformas de mídia social. Os bancos de dados que operam em segundo plano alimentam os algoritmos de maneira muito específica, até que eles se transformem em ferramentas poderosas ao longo do tempo. A Amazon, por exemplo, criou anos atrás um algoritmo que prevê o que os clientes comprarão em seguida. Com o Chatbot "Chat GPT" da OpenAI e geradores de imagens como "Stable Diffusion" ou "Midjourney", o mundo da IA é acessível a todos sem a necessidade de programar uma única linha.
Sustentabilidade amplamente ignorada
É surpreendente a rapidez com que ocorreu o desenvolvimento e a penetração no mercado de soluções individuais de IA. A OpenAI criou o Chat GPT em 2,5 anos, foi lançado em 30 de novembro de 2022 e em 5 dias, 1 milhão de usuários se registraram. Dois meses depois, já eram 100 milhões. Em comparação, o Facebook demorou dez meses. Um problema com todas as soluções generativas de IA é a “base de dados” sobre a qual a IA é construída: de onde vêm os dados? Com quais dados os algoritmos são alimentados? Como a diversidade é representada em soluções de IA, por exemplo? Estas certamente não são as únicas questões que permanecem sem resposta. Onde estão os direitos autorais – na empresa que desenvolveu a solução de IA ou no usuário da solução de IA? As questões de proteção de dados também devem ser reexaminadas, uma vez que as aplicações de IA são em grande parte baseadas na nuvem e a questão da sustentabilidade tem sido largamente ignorada até à data.
Quem assume a responsabilidade?
O ChatGPT pode certamente ser utilizado em ambientes profissionais, como no apoio à consulta de lojas online, onde os chatbots já são utilizados hoje. Mas também pode ser utilizado no atendimento ao cliente e no marketing, principalmente na criação de páginas de produtos e na formulação de textos descritivos de produtos. Ao usar IA, tarefas manuais demoradas nessas áreas podem ser otimizadas. No entanto, a responsabilidade pela verificação e validação da informação gerada cabe claramente ao utilizador - por outras palavras, não deve ser depositada confiança cega na IA.
KI e Robotik – um time dos sonhos
Mit »mindjourney« ou »DALL-E«, erhält man, vorausgesetzt man gibt die passenden «Prompts», também Schlagwörter, ein, sehr schnell ein brauchbares Ergebnis. Eu detalhou os prompts, então é melhor ver as fotos. A plataforma looka.com (www.looka.com) está localizada entre a criação de logotipos e elementos de design corporativo unterschiedlichsten. Das Ganze gibt é natural também para o vídeo-bereich e dann sind wir ganz schnell no tema »Deep Fake«. Der Begriff traz uma visão geral para o ponto: são novas imagens ou sequências de vídeo, que não foram incluídas na realidade para você ter uma vida.
Conteúdo da IA
A Adobe demonstrou recentemente com modelos generativos de IA o que será possível no design gráfico. “A IA generativa é a próxima evolução da criatividade e produtividade orientadas pela IA que torna a conversa entre criadores e computadores mais natural, intuitiva e poderosa”, enfatiza David Wadhwani, presidente do Digital Media Business da Adobe. A empresa promete que com o “Firefly” todos poderão transformar suas próprias palavras em ideias criativas, independentemente de seu conhecimento pessoal. Os primeiros aplicativos que se beneficiarão da integração do Firefly são Express, Experience Manager, Photoshop e Illustrator.
A Adobe quer resolver outra questão que ainda não foi claramente regulamentada, fundando a Content Authenticity Initiative (CAI) para criar um padrão global para atribuição confiável de conteúdo digital. A Adobe garante que está comprometida com os padrões abertos da indústria e deseja usar as ferramentas gratuitas de código aberto do CAI. O objetivo é incorporar uma “tag” universal nas informações do arquivo. Isso permitiria que os criadores de imagens excluíssem que seu conteúdo fosse usado para treinar geradores de imagens de IA. A tag deve estar vinculada ao conteúdo onde quer que seja usado, publicado ou salvo. Além disso, o conteúdo gerado pela IA será devidamente marcado e recompensado.
Minha vez
Além das fracas soluções de IA descritas no início, que otimizam tarefas específicas em toda a cadeia de produção da indústria gráfica, as soluções generativas de IA mudarão significativamente a indústria criativa e de design. Novos mundos visuais, logotipos ou fontes podem ser criados com apenas alguns “prompts”. Em última análise, o mercado decidirá quais requisitos podem ser atendidos. Para os prestadores de serviços de impressão, as ferramentas da plataforma Firefly poderão abrir possibilidades para fornecer maior suporte de design gráfico aos clientes. Provavelmente mais será debatido durante a drupa e é por isso que você deve estar presente onde tocará o futuro.
Texto extraído do Blog da Drupa - https://www.drupa.com/en/Media_News/drupa_blog/Guest_Articles/AI_in_the_media_and_printing_industry
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