Enobrecimento:: Aplicação em linha de verniz UV localizado por rejeição

Partindo da rejeição que existe entre a tinta offset a base de óleo com o verniz por cura ultravioleta, o fabricante MAN Roland (Hall 6-D /Stand 27-1) apresentou na DRUPA 2012 uma solução eficaz de aplicação de verniz localizado para agregar valor aos produtos gráficos.

O efeito de rejeição é provocado pela unidade de impressão anterior a aplicação do verniz ultravioleta, quando é abastecida com uma tinta especial a base de óleo. Isto possibilita para a gráfica, uma econômia com clichê de fotopolímero, que usualmente é empregado neste tipo de aplicação.

O princípio de funcionamento deste processo ocorre quando imprime-se primeiramente esta tinta especial a base de óleo, utilizando na unidade uma chapa de impressão offset, no qual, seu contragrafismo será o detalhe a ser realçado no impresso pelo verniz UV total, aplicado pela unidade posterior.

Esta unidade posterior é específica para aplicação de verniz UV, e no processo de aplicação total do verniz UV citado anteriormente, utiliza-se uma blanqueta.

Em suma, o contragrafismo obtido no impresso, quando na primeira aplicação com tinta especial a base de óleo não tem resíduo algum que dificulte a aceitação do verniz UV, ao contrário das áreas de grafismo que rejeitam sua aplicação. 

As fotos abaixo representam a aplicação de verniz ultravioleta localizado por rejeição.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

4º dia na Drupa 2024: Esta DRUPA está focada na automação ou AUTONOMAÇÃO?