Automação em Rotativas Offset I: Controle de cor integrado

Atualmente é comum a utilização de impressoras offset de alta velocidade, alimentadas a bobina, para impressão de tiragens cada vez menores. Esta prática aumenta a taxa de ocupação destes equipamentos nos parques gráficos, e com os módulos para realização do acabamento em linha é facilmente justificado sua aplicação, concorrendo diretamente com impressoras offset a folha.

Dentro deste contexto de redução de perdas no processo, uma solução de automação em Rotativas Offset apresentada na DRUPA 2012 pela Q.I. Press Controls (Hall 17 /A24), foi o controle de cor integrado.

Os ajustes de cor são executados através de leituras realizadas na imagem impressa, por meio de espectrofotômetro, parametrizado com os valores de Lab da norma 12647-2 do processo de impressão offset, com ou sem tiras de controle de densidade dispostas no layout de impressão.

Os servo motores, acoplados às zonas de tintagem dos tinteiros de todas as unidades impressoras da máquina, recebem feedback do sistema de medição de cores (por câmera digital), e atua modificando o perfil de tintagem automaticamente, conforme as necessidades do impresso atual confrontado ao padrão de cor. 

Este implemento tecnológico gera um relatório de produção em CIELab para fins de verificação de normalização. 

A foto abaixo representa o controle de cor integrado que pode ser implementado em impressoras rotativas offset.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Seminário de Pós Impressão no Senai Gráfica

Embalagem que se aquece sozinha

4º dia na Drupa 2024: Esta DRUPA está focada na automação ou AUTONOMAÇÃO?