O futuro do livro impresso segundo a Sony
A Sony está trabalhando em uma solução que transforma um livro impresso em história interativa animada pela luz. Os personagens e define as páginas e tomar posse da mesa sobre a qual é colocado o livro. E os leitores (ou espectadores) podem interagir com estes.
A Sony lançou alguns de seus projetos experimentais na Exposição Mundial de Tecnologias Emergentes, a SXSW Interactive, que aconteceu em Austin, nos Estados Unidos entre os dias 11 e 20 março de 2016.
Reunidas no novo programa do fabricante japonês chamado Future Lab de pesquisa e desenvolvimento, estes projetos têm causado uma sensação. N, um ouvinte que autout porta pescoço foi o projeto mais bem sucedido. Mas a invenção que mais impressionou o público é, sem dúvida a mesa ou superfície interativa.
Com um projetor e sensores de profundidade e movimento, a mesa interativa transforma uma superfície plana em uma tela sensível ao toque impulsionada pela luz.
Durante esta apresentação no show americano, a Sony introduziu este projetor programado com uma edição ilustrada do conto de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. O tablet interativo permitiu que os desenhos ganhassem vida.
Quando o livro é aberto, sensores reconhecem rapidamente as páginas, assim as ilustrações são iluminadas e ganham animação dentro e fora do livro, como se os personagem estivessem vivendo uma aventura em cima da mesa ou superfície.
Mas a magia não pára por aí: estes personagens podem ser manipulados com os dedos e interagem com objetos físicos sobre a mesa, no caso do conto Alice no País das Maravilhas, pode ser uma xícara de chá ou um conjunto de cartas de baralho. As letras do livro também pode ser destacadas e exibidas sobre a mesa.
Embora esteja ainda em fase de protótipo, é fácil imaginar que o projeto de transforma um livro impresso em história interativa será muito promissor. A Sony poderá se lançar no mercado editorial com os livros interativos infantis, como esta apresentação, ou para jovens e adultos, e poderia apresentar aplicações educacionais e recreativos para a nova geração.
Comentários
Postar um comentário