Pré Impressão Eletrônica:: Anos 90
Depois que a editoração eletrônica se torna um fenômeno estabelecido, algumas batalhas são travadas sobre alguns de seus fundamentos.
Tradicionais fornecedores de pré-impressão como Crossfield, Scitex e Dainippon-Screen esperam manter sua liderança usando seus sistemas high end para finalização de projetos criados no Mac. A Aldus já desenvolveu uma tecnologia chamada OPI para facilitar esses fluxos de trabalho. As coisas acontecem de forma diferente como Macs e redes dentro de poucos anos se tornam poderosos o suficiente para lidar com arquivos grandes. Os sistemas CEPS desaparecem rapidamente do mercado.
Continuando a nossa trajetória sobre a evolução da Pré Impressão Eletrônica neste artigo vamos tratar dos anos 90.
Uma das fraquezas tradicionais do PostScript nível 1 é a sua tecnologia de reticulagem não é adequado para trabalhos de 4 cores. Nas guerras de triagem, vendedores como Linotype-Hell e Agfa tentam conquistar vendas, oferecendo tecnologias de rastreio melhoradas ou radicalmente novas, tais como retícula estocástica.
No início dos anos noventa, a Adobe, a Apple e a Microsoft também lutam por formatos de arquivo. A Adobe perde seu controle absoluto sobre os formatos de fonte, mas gerencia o PostScript como a linguagem de descrição de página padrão.
No início dos anos noventa, o mercado de imagesetter se expande gradualmente de pequenos dispositivos de saída para maiores que são capazes de expor imagens de uma folha de impressão inteira. Na segunda metade da década, a tecnologia de computer to film assume posição, mas segue um padrão diferente:o CtP!
A fraca gestão da Apple e os contínuos esforços da Microsoft tornam o PC uma alternativa aceitável aos Macs na segunda metade dos anos noventa. Muitos processos high-end migram para as plataformas de PC, incluindo a maioria dos sistemas de fluxo de trabalho que agora entram no mercado. A ressurreição da Apple em 1998 faz com que muitos designers se agarrem aos seus Macs pelo lado criativo das coisas.
A potência aumentada do hard e do software conduz aos projetos mais sofisticados. A tipografia selvagem de alguns projetos não é mais devido à falta de percepção artística, mas inspirado pelo movimento grunge. Fácil de conseguir efeitos, como misturas em QuarkXPress 2, ocasionalmente ainda tomar o mundo do design pela tempestade.
Anos 90:
- 1990: O Mac IIfx estabelece novos recordes de velocidade, a Microsoft apresenta o Windows 3.0, o Illustrator 3.0 é lançado, a triagem HQS se livra do moiré.
- O Mac IIfx foi lançado em 1990.
- 1991: Apple e Microsoft se uniram para lançar TrueType, Adobe lança PostScript nível 2, Photoshop 1.07 adiciona suporte para CMYK, o Fiery RIP para copiadoras digitais é o primeiro produto da EFI, a Heidelberg GTO-DI suporta tecnologia de imagem direta.
- 1992: PDF 1.0 ganha o prêmio 'Best of Comdex', a Apple envia o Quadra 950, o Photo CD tem 15 minutos de fama, a Artwork Systems é fundada.
- 1993: Screen lança o TaigaSPACE, a Agfa introduz o Cristalraster, os scanners de tambor de bebê chegam ao mercado, as impressoras digitais como o Indigo E-Print 100 (veja abaixo) eo Xeikon DCP-1 invadem o mercado, o Windows NT está pronto para assumir Unix, ICC É fundada, IT8 gráficos de teste aparecem.
- 1994: Adobe Systems e Aldus Corporation fundem, Creo introduz o 3244 platesetter, Iomega lança o ZIP-drive, Photoshop 3.0 acrescenta suporte para camadas.
- 1995: O TrendSetter é o primeiro sistema térmico CtP da Creo, a Microsoft introduz o Windows 95, a Apple permite clones Mac, padrões de conectividade como FireWire, USB e Fast Ethernet, as impressoras tinte-sub são populares para a revisão de páginas.
- 1996: Adobe e Microsoft anunciam OpenType, QuarkXPress 3.3 navios, Scitex libera Brisque
- 1997: Enfoucs começa a enviar PitStop 1.0, o Eskofot EskoScan 2540 domina o mercado de scanners copydot, Mac OS 8 navios, este site aparece na internet.
- 1998: O iMac se torna um clássico instantâneo, PostScript 3 é anunciado, Barco adquire Gerber Systems, Agfa anuncia o primeiro sistema de fluxo de trabalho baseado em PDF, Barco adquire Gerber Systems.
- 1999: Adobe lança Acrobat 4 e InDesign 1.0, Heidelberg e Creo anunciam Prinergy, PDF 1.3 é a primeira versão em PDF que é realmente adequado para pré-impressão.
Comentários
Postar um comentário