Dispositivo para entrada e monitoramento de dados:: Tablet

Um dispositivo eletrônico que esteve presente durante toda a Drupa 2012 foi o Tablet. Tanto nas mão dos visitantes, que programaram sua visitação através do app da Drupa, disponível para smartphones e tablets,  como nas mãos dos expositores, para apresentação de seus produtos e soluções ou mesmo no comando remoto de equipamentos.

A utilização do tablet na área gráfica tem como diferencial e objetivo o controle, a aprovação e o acompanhamento remoto de trabalhos pela gráfica ou pelo seus clientes, devido sua flexibilidade e portabilidade. Os fabricantes que apresentaram soluções para Web to Print (W2P) e Workflow Digital para Pré Impressão utilizavam os tablets como ferramenta. 

Outro exemplo foi o grande número de expositores no Drupa DIP (40), Hall 7, que ofereciam soluções e inovações no desenvolvimento de aplicativos para tablets, como a empresa alemã Neo 7even. 

A Landa e a Xeicon (empresas de impressão digital)  apresentaram como opção de trabalho, o controle e operação de um equipamento de impressão digital remotamente através da tablet. 

Já a  Agfa apresentou o Arkitex Eversify, que é um sistema de automação na geração de apps para tablets e smartphones, com base em um arquivo digital (jornal) já existente. 

A utilização dos tablets se faz cada vez mais frequente e acreditamos que em um curto espaço de tempo ele passará de um dispositivo opcional para uma ferramenta essencial nas aplicações voltadas para o mercado gráfico.


Da esquerda para a direita: Revista Digital ONE da Kodak; aplicativo para Tablet da Drupa 2012;  Jornal digital pelo aplicativo  Arkitex Eversify da Agfa e desenvolvedor de aplicações para tablets Neo 7even.


Comentários

  1. The New York Times, Newsweek nos EUA e, recentemente o JB (Jornal do Brasil) são só alguns exemplos de veículos da mídia impressa que deixaram de ser impressos.
    Steve Jobs estava certo! Visionário, revolucionário e gênio que comandou a Apple por mais de 30 anos, foi o “cara” que preveu o futuro e provou que a forma de se consumir informação iria mudar num curto espaço de tempo e que uma das principais ferramentas para tal, seria a plataforma tablet.
    Hoje, após um ano de sua morte, a “ficha começa a cair” para muitos que duvidaram da sua profecia, principalmente para a área gráfica editorial. Revistas e jornais estão deixando de existir, pelo menos em sua forma impressa. Hoje o editor que mantém seus exemplares impressos mantém também as edições digitais e é possível observar um fenômeno: a fuga dos anunciantes do tradicional anúncio impresso para a internet. O tablet, ferramenta de acesso para visualização de tais arquivos abre um mundo de possibilidades para o anunciante: links em anúncios podem rapidamente levar o consumidor a visitar o site da empresa com filmes músicas, imagens diversas e até depoimentos de clientes com relação aos serviços/produtos, recursos impossíveis com anúncios impressos. Com isso são capazes de montar um banco de dados rico em informações e fazer com que a empresa consiga traçar um perfil fiel do público ao qual quer atingir, criando novos produtos ou ainda reestilizando os atuais.
    Além disso, a comodidade para o leitor que não precisa se deslocar até as bancas para comprar seu exemplar bastando fazer apenas um download, a rapidez com que as informações podem ser transmitidas e até o menor preço de assinatura do meio com relação às edições impressas faz com que revistas e jornais migrem 100% para o digital. O tablet que acumula muitas outras funções, como o citado no post, é integral e tende a atingir uma parcela cada vez maior dos consumidores de informação e entretenimento. Crianças antes mesmo de aprender falar ou ler já se mostram familiarizadas com a nova tecnologia
    Não creio que a mídia impressa será extinta, é certo que diminuirá deixando um marco na história da comunicação/informação. Steve Jobs realmente mudou a forma de se fazer, ver e ouvir, mas há ainda uma outra máxima: seu nome eternizado no mundo digital.


    Arnaldo de Arruda é aluno matriculado no 4º MRA do curso técnico de Impressão Rotogravura e Flexografia da Escola SENAI Theobaldo De Nigris.

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  2. O futuro passa pela pelos anuncio online mas nunca deixará de existir a tradicional impressão.

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